sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Se alguém perguntar por mim...

"Não sei, deixo rolar. Vou olhar os caminhos, o que tiver mais coração, eu sigo." (Caio Fernando Abreu)

… pode dizer que fui por aí, levando duas malas e um violão embaixo do braço.


Eu saí pra estrada e são muitos os lugares pra ir (quero matar a vontade enquanto tenho saúde e idade). Preciso saber da piscina, da margarina, da Carolina, da gasolina... preciso aprender inglês. Preciso me ver de perto e ouvir aquela canção do Roberto. Preciso saber de mim.


Eu sou cigana. Vou andando sem pensar em voltar. Um dia eu volto, quem sabe? Tudo bem, meu bem... só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão. Conheço a dor e a delícia de ser o que sou. Respiro o prazer de ser quem eu sou. De estar onde estou. E ainda falta tanta coisa...! Por isso, se alguém perguntar, pode dizer que sim. Eu volto sim... mas só depois que eu matar essa saudade que venho sentindo de mim.


Viver, cantar, morrer, nascer... já sei do inferno das paixões. Já cheguei, já parti. Já não paro mais em qualquer esquina, nem entro em qualquer botequim. Não quero seguir definhando sol a sol. Já sei tanto e é claro que não sei de nada.


Quando eu choro é uma enchente. Quando eu amo, devoro todo o meu coração (odeio e adoro numa mesma oração). Quando eu soltar a minha voz, por favor, entenda: quando eu canto, quem não for meu irmão que se cuide! Eu sou assim: canto pra me mostrar. Faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã.


Eu estou por aí... meu sonho é ser imortal. Sou o recôncavo e o reconvexo, o avesso do avesso, a luz das estrelas, a sereia que dança, mutante... dona do dom que Deus me deu, dos meus ideais... mas se me der na telha sou capaz de enlouquecer e mandar tudo pr’aquele lugar! Aaaahhh... dentro de mim mora um anjo à la Sarita Montiél!!! E até que me provem o contrário, acredito em tudo... e nunca duvido da fé!


Não tenho medo. Celebro a chegada no eterno começo.


(*R.)

__________________________________________________

* Texto criado por mim, a partir de algumas pérolas da mais pura música popular brasileira.

Nenhum comentário: