terça-feira, 31 de março de 2009

OUTONO AUSTRAL...



" Há um lugar para ser feliz além de abril em Paris. Outono... outono no Rio..." (Ed Motta / Ronaldo Bastos)


A previsão ainda é de chuva... as águas que fecham o verão não se contentam mais com o mês de março: resolveram inundar o início de abril também.

Mas isso não tem importância. É OUTONO!

Há muitos anos descobri o prazer de celebrar as estações do ano, os solstícios e equinócios... a beleza de perceber os ciclos da natureza - e, com isso, os meus também. Mas como desde o fim de 2007 não parei por muito tempo num lugar só, meus ciclos acabaram se fundindo, tornando tudo um pouco confuso pra mim.

Três meses era meu limite de tempo em cada cidade... em cada país. Não, eu não estava fugindo de nada, nem de ninguém... talvez um pouco de mim mesma, mas isso não vem ao caso agora. Um dia escreverei um post inteiro sobre esse assunto.

Vamos ao que interessa: O OUTONO!

Esse equinócio, segundo a tradição pagã, é o momento de celebrar, agradecer, colher o que plantamos na primavera; momento de juntar forças e suprimentos para o inverno que virá a seguir; hora de aprender com as folhas que caem e sinalizam que mesmo que tenhamos que abrir mão de algumas coisas do passado, isso será extremamente necessário para adubarmos a vida, tornando nosso solo mais fértil.

Sair do verão, cair bruscamente no inverno e passar direto pra primavera, me fez esquecer completamente desse momento, ano passado. E pra falar a verdade, acho que só lembrei disso agora por uma razão: porque muito melhor do que o outono... é o OUTONO NO RIO!

... e não existe outro lugar em que eu quisesse estar tanto nesse momento.

Como já disse anteriormente, passei o verão em Salvador e retornei ao Rio no início do mês, animada com as possibilidades mas ainda sem saber se era aqui mesmo que eu queria estabelecer minha base.

O meu "dia do fico" foi determinado quando voltei a me apaixonar por essa cidade, ou seja, no momento em que reconheci que o céu azul estava com mais tons de magenta... a luz difusa do sol ( bem típica dessa época do ano) começava a atravessar a bruma que corta as montanhas ao redor desse vale mágico, no meio de uma tarde comum, favorecendo qualquer fotografia que meus olhos pudessem captar... enfim! Tenho uma sequência bem rica de detalhes, e já "salvei" na minha memória.

As garças em seus mergulhos na Lagoa Rodrigo de Freitas... o Corcovado sob as nuvens e o Cristo Redentor " flutuando" sobre ele... o contorno da luz no Morro Dois Irmãos e logo atrás, a Pedra da Gávea... ai, ai... qualquer engarrafamento fica mais suave nessa época do ano: a cidade toda está mais bonita!

Só lamento não poder me perder completamente nesses pensamentos, principalmente pelo fato disso aqui quase ter se transformado na "faixa de gaza" essa semana. É uma pena ter que estar sempre em estado de alerta, por não saber a causa real dos engarrafamentos. Por sorte, nesse dia, tudo o que atrapalhava o motorista carioca era um sinal quebrado numa das avenidas mais movimentadas da Zona Sul.

Ainda assim, a gente acaba administrando essas coisas de formas sábias - no mínimo consultando as atualizações do * G1 no Twitter * antes de sair de casa. Posso arriscar dizer que hoje me sinto a mais carioca das baianas e, por isso, sigo cantando: "... o Rio de Janeiro continua lindo... o Rio de Janeiro continua sendo o Rio de Janeiro, fevereiro e março..."

E que assim seja!

______________________________________________________________

* Twitter:
é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres.As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.

* G1: é um portal de notícias mantido pela Globo.com e sob orientação da Central Globo de Jornalismo.

* Sim... eu estou no Twitter e "sigo" o G1!

:)


Nenhum comentário: