segunda-feira, 28 de junho de 2010

MULHER SOLTEIRA NÃO PROCURA...


"Compromisso é permitir que o outro entre na nossa vida, é sonhar junto sem se sentir ameaçado, marcar um horário sem se sentir controlado. Dividir o espaço sem se sentir invadido. Compromisso não é falta de liberdade, é o exercício da liberdade de estar com alguém." (via @CRISFRAGA - twitter)



Eu tinha outras coisas pra falar aqui hoje. Pra variar, muita coisa aconteceu desde a minha última postagem. Nossa... como pode acontecer tanta coisa em tão pouco tempo??? Na verdade, sempre acontece, né? O fato é que eu estive mais atenta e pude PERCEBER e, principalmente, SENTIR e VIVER com intensidade tudo o que se passou. Começarei, então... do início.


Há duas semanas fui à São Paulo encontrar uma das pessoas que foram mais importantes na minha vida nos últimos tempos... foi um dia lindo, de muita conversa, sinceridade, erros expostos, responsabilidades assumidas (de ambos os lados) e decisões estabelecidas com maturidade e amor.


Ao marcar minha passagem, ouvi muita coisa de muita gente. Amigos, família... bom, o básico era: "Renata, vocês vão se encontrar no Dia dos Namorados? Você não vai resistir... vocês vão voltar, você vai ver!". Rolou até um "quer apostar???" rsrs... por isso, assim que voltei, lá fui eu dar satisfações aos que estavam mais preocupados com essa situação. Escrevi aos meus amigos dizendo: "para o bem de todos e minha felicidade geral, declaro ao Rio de Janeiro que me mantive forte, continuo solteira e muito feliz!!!"


Uma das respostas que recebi hoje, me fez ter a idéia de escrever esse post. Uma amiga me pediu: "Renata, queremos saber a receita do "solteira e feliz", hein? Não q isso seja um problema, mas, pela história q nos contou, preciso saber a receita para sair de um problema feliz!!! ;-)"


Como negar esse pedido? Impossível!!! Então segue aqui a receita da felicidade encontrada por mim:


  • 1º passo - Pegue uma mulher inteira e coloque-a pra conversar com um ex-namorado, depois de um ano sem juntar os dois ingredientes. De repente, ela percebe que ELE está pela metade e que, na verdade, ela quer alguém ao seu lado que esteja inteiro tb, assim como ela (senão a mistura desanda fácil fácil...pois ela já esteve pela metade e sabe que isso não funciona com ninguém).
  • 2º passo - A partir daí, fica tudo mais tranquilo. Porque a "mulher inteira" percebe logo que, por mais que o "ex-pela-metade" diga as coisas mais lindas, palavras são só palavras... e mudanças só são geradas com um outro ingrediente que ela conhece muito bem: o tempo.
  • 3º passo - Sobre o elemento "tempo". Ela ja teve o dela... e esse é o momento dele ter o dele. Se ele vai aproveitar ou não, é de inteira responsabilidade DELE. Ela não tem mais nada a ver com isso e segue sua vida tranquila, sem pressa... mas sabe tb que não está mais afim de esperar por ninguém (principalmente depois de ler no blog de uma amiga sobre os contos-de-fadas... então ela comprova que não quer viver uma relação difícil esperando por um "final feliz"... ela quer mesmo é um "durante feliz".)
  • 4º passo - A mulher inteira então está livre. Livre pra conhecer e se deixar conhecer. Livre pra perceber que ela é uma "jóia rara" e que não é qualquer um que pode tocá-la. A mulher inteira não tem pressa. Ela sente prazer em estar com ela mesma, ler bons livros, encontrar verdadeiros amigos, trabalhar, ir ao cinema, ao teatro, ouvir boa música, passear por aí, sentir o vento bater no rosto e ver um lindo por-de-sol sem ficar pensando: "ahhhh... seria tão bom que ele estivesse aqui...". Melancolia não é ingrediente da mulher inteira.
  • 5º (e último passo) - A mulher inteira enfim está pronta. Neste momento, ela tem consciência que não PRECISA de ninguém, mas sabe tb que é uma delícia ter alguém por perto... então ela, atenta, deixa o espaço aberto pra que o homem inteiro possa se aproximar. E essa história de que os opostos se atraem, é pura balela, neste caso: a mulher inteira atrai o homem inteiro. A partir daí, é só degustar... ;)


Bom, ser uma "PESSOA INTEIRA" demanda um certo esforço, amigas... e muita terapia!!! Hahahah... mas qdo vc percebe que chegou lá, não tem quem te tire daquele lugar!!!!


Meninas... mulher solteira não procura... mulher solteira se encontra!


Concluindo, citarei minha mais nova "melhor amiga de infância"... rsrsrs... eis a frase da Beta: "a gente quer mais é ser feliz antes, durante e depois, mesmo que hajam, inevitavelmente, os intervalos de dores e problemas. ;-)"


Sejam felizes!!! Bjsssssss!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

DEFYING GRAVITY...


"Something has changed within me

Something is not the same

I'm through with playing by

The rules of someone else's game

Too late for second-guessing

Too late to go back to sleep

It's time to trust my instincts

Close my eyes: and leap!


It's time to try defying gravity

I think I'll try defying gravity

And you can't pull me down!


I'm through accepting limits

'Cuz someone says they're so

Some things I cannot change

But till I try, I'll never know!

Too long I've been afraid

Of losing love, I guess I've lost

Well, if that's love it comes

At much too high a cost!


I'd sooner buy defying gravity

Kiss me goodbye... I'm defying gravity

And you can't pull me down


(...)


Unlimited... together we're unlimited

Together we'll be the greatest team

There's ever been...


Dreams, the way we planned 'em

If we work in tandem

There's no fight we cannot win


Just you and I... defying gravity...

With you and I defying gravity...

They'll never bring us down!


I hope you're happy

Now that you're choosing this

I hope it brings you bliss

I really hope you get it

And you don't live to regret it


I hope you're happy in the end...

I hope you're happy, my friend.


So if you care to find me

Look to the western sky!

As someone told me lately:

"Ev'ryone deserves the chance to fly!"

And if I'm flying solo

At least I'm flying free

To those who'd ground me,

Take a message back from me:


Tell them how I'm defying gravity...

I'm flying high defying gravity..."



Estava trabalhando no computador e pensando em coisas que escreveria em outro post (e ainda escreverei, na verdade), quando o ITunes resolveu mandar essa música pra mim assim, do nada, por conta própria no "shuffle mode on"... imediatamente lembrei de uma coisa que minha mãe sempre me falou: "Pituxa, eu criei você pra que você aprendesse a voar... agora vai!"


Mãe... hoje, mais do que nunca, eu entendo o que você quer dizer com essa frase e preciso te agradecer: muito obrigada!!! Te amo!!!


*********************

ps: Minha mãe já me chamava de "Pituxa" muito antes da Xuxa ter suas paquitas, ok?

ps2: "Defying Gravity' faz parte do musical "Wicked".

domingo, 6 de junho de 2010

DO AMOR E OUTROS... DEMÔNIOS?




Maio foi um mês de reflexão pra mim. Muito escrevi. Tudo senti. Nada postei.

Precisei desse tempo pra me conhecer um pouco mais antes de tirar conclusões definitivas sobre a vida... e acabei descobrindo mesmo que nada - absolutamente nada - é definitivo.

Mês passado muita coisa aconteceu. "LOST", por exemplo, acabou - e pode ser que "Flash Forward" não tenha uma segunda temporada!!! (mas não é disso que eu quero falar hoje não... meu lado "nerd" é infinitamente menor, perto da hierarquia de importância dos fatos).

Minha vida não foi nada fácil. Conciliar trabalhos e estudos foi uma espécie de loucura! Quase joguei tudo pro ar, vi que o stress tava começando a abalar minha saúde, mas no fim de tudo, acho que fiz as escolhas certas: das sete matérias da faculdade, eliminei uma - e fui ao médico, que me mandou eliminar também glúten, álcool e açúcar da minha alimentação... obedeci.

Além disso, tive sonhos que me despertaram. Sonhos quase premonitórios. Sexto-sentido? Intuição? Bom, seja lá o que tenham sido, fizeram com que eu revisse alguns conceitos... me afastei de algumas pessoas e deixei que outras se aproximassem, por exemplo.

É engraçado isso. Estou aqui escrevendo e tenho certeza que você vai ler. Você, que eu nunca encontrei. Você, que eu não conheço e que vai tirar conclusões precipitadas, deduzindo coisas sobre a minha vida, sem nem mesmo me conhecer. Ok... você sabe quem eu sou... e eu sei quem você é. Acredite, eu sei o seu nome e onde você vive. Parece filme de suspense, né? "Eu sei quem você é e vi o que você fez"... rsrsrs... mas não é nada disso. É bem mais simples: eu sonhei com você.

Ao aparecer pela primeira vez nos meus sonhos, você me perseguia, acompanhada de pessoas que queriam me agredir e depois fugia. Ainda assim, eu corria atrás de você pois precisava te proteger de um leão, antes que anoitecesse. Eu te guiava pra dentro de uma casinha de bonecas e, muito calmamente, te falava tudo o que tinha pra dizer - coisas que podia ter dito há muito tempo (desde maio do ano passado) - e vc, aparentemente frágil, sentadinha num canto, me ouvia atentamente. Só.

Aí vieram outras noites, outros sonhos... no último deles, conversávamos muito. E quando acordei, a sensação era de ter tido um pesadelo. Estava quase decidida a te procurar, pra tentar entender o porque de você aparecer tanto pra mim. Isso me incomodava muito porque, apesar de tudo, eu nunca quis seu mal. Eu sempre soube que no fundo, no fundo, você não tinha absolutamente nada a ver com a minha história... porém me dei conta de que, apesar das diferenças nítidas - físicas e comportamentais - somos muito parecidas e temos dois denominadores em comum: amor e medo.

Nos meus sonhos, você sou eu.

Bom, preciso então me apresentar: muito prazer, meu nome é RENATA.

Renata, aquela que renasce. E eu faço isso todos os dias, ao acordar. E hoje, renascida, por mais que você tente se fazer presente, não vou mais deixar que "fantasmas" atormentem minha vida.

Eu gosto da vida leve, sabe? Eu rio de mim, rio do passado, perdôo fácil mas nunca esqueço (como eu já disse em posts anteriores, esquecer pode ser bem perigoso).

Parceria pra mim é fundamental porque eu sou assim: parceira, companheira, leal. E se alguém realmente quiser estar ao meu lado e seguir comigo meu caminho, tem que fazer questão disso e agir. Porque palavras são só... palavras! E eu acredito mesmo é na construção de estradas paralelas, uma bem do lado da outra, na mesma direção.

Sinto o que é o amor inteiro, amar alguém com todas as suas qualidades e defeitos. Pois é... eu não evito mais aquele "leão" porque hoje sei me proteger. Vou ao seu encontro, sem medo. E caso eu perceba que ele ainda pode me machucar, posso te garantir que ele não fará parte do meu mundo. Simples assim.

Concluindo, "mulher do sonho": eu te liberto. Eu já entendi tudo... vou viver a minha vida, você vive a sua e não precisa mais aparecer para atormentar minhas noites tranquilas, ok?

Ah! Mais uma coisa: esse mundo é muito pequeno. Por isso quero te dizer que se, caso um dia, por conta do destino, nos encontrarmos pessoalmente... espero que já seja o tempo em que poderemos olhar pra trás e sorrir de tudo o que aconteceu. E aí então, será um prazer te conhecer.

Câmbio, desligo.